Cinco dicas para seu evento dar super certo

O planejamento de eventos passa por diversas etapas. Todas são de alguma maneira ligadas umas as outras.  Antes de avançar com uma ideia, lembre-se sempre de verificar alguns pontos que podem fazer de sua cerimônia um grande evento ou apenas mais um acontecimento qualquer.

Aqui vão cinco dicas que podem turbinar sua cerimônia. Seguindo esses passos seu evento provavelmente será um sucesso.

 

Cinco dicas para turbinar seu evento

1 – Público-alvo – Um evento de sucesso começa com a escolha de seu público-alvo correto. Não adianta nada investir tempo e dinheiro numa plateia que não está conectada, por exemplo, com sua marca, empresa, projeto ou mensagem.

É necessário saber para qual segmento ou nicho de mercado você quer falar, para que a mensagem tenha um efetivo resultado e engajamento das pessoas. Esse é um ponto fundamental para que a experiência do participante seja a melhor possível.

2 – Escolha da data – Outra questão muito importante no momento do planejamento é a data em que será realizado. É importante pesquisar se não haverá outro evento na mesma data, do mesmo segmento que o seu, para não ter concorrência.

Eventos de grande porte, mesmo que de áreas diferentes, mas com grande apelo também podem afastar a plateia, assim como feriados importantes para os profissionais da área, então fique bem atento a isso também. Vale para eventos presenciais e virtuais.
No caso de evento presencial, definida a data, não esqueça de checar imediatamente se o local onde será o evento estará disponível.

3 – Local do evento – Caso você faça o evento sempre no mesmo local, tudo certo. Mas se for pesquisar um novo lugar é importante checar: acessibilidade do local; limite máximo de pessoas; acústica; metragem e toda estrutura disponível como banheiros, copa, sistema de ar

condicionado, segurança, valet e o que mais couber em seu evento. Lembrando sempre de seguir as recomendações de distanciamento social e os protocolos de segurança para Covid-19.

4 – Monetização – Nada mais é que a conversão de um evento em dinheiro. Como você já conhece os potenciais participantes do seu evento, é possível chamar marcas que conversem com essas pessoas seja em cotas de patrocínio, anúncios, ativações e toda e qualquer ação que tenha interação com o público específico.

A liberação de um acesso, (virtual), ou pagamento de entradas (presencial), também é uma maneira de obter receita, na verdade essa é a maneira mais comum.
Atualmente, com o acesso aos conteúdos gratuitos na Internet, a rentabilidade dos eventos vem se tornando muito estratégica para garantir seu sucesso.

É possível fazer as mais diversas parcerias como, por exemplo, quiz segmentados e posts nas redes sociais. Não importa o acontecimento. No planejamento, a estratégia comercial é, talvez, a parte que mais mereça atenção, pois marcas que não tem conexão com seu público podem, ao invés de render dividendos, prejudicar a imagem e o conceito do seu evento.

5 – Mestre de Cerimônias – Já comentamos sore a importância desse profissional, mas nunca é demais abordar aspectos como: o mestre de cerimônias deve ter conhecimento do tema do evento, porque caso haja a necessidade de intervenções, é importante saber os termos, cargos e pessoas. Também deve estar alinhado ao conceito do evento, para que se sinta à vontade e leve durante sua apresentação. Precisa ter o roteiro em mãos, com antecedência, para que tenha familiaridade com o conteúdo, embora, mudanças aconteçam ao longo do evento. Caso o mestre de cerimonias também atue como cerimonialista, reuniões prévias são imprescindíveis para que ele tenha todas as informações e possa desenvolver o melhor roteiro e montagem de mesa, em caso de cerimonial público.

Caso você precise de um profissional com mais de 15 anos de experiência entre em contato aqui para fazermos juntos seu evento. E não se esqueça, acompanhe o @cerimonialista.com.br e saiba muito mais sobre o universo dos mestres de cerimonias.